terça-feira, 29 de julho de 2014

PREFEITO PUBLICA NO D.O. A COMISSÃO DO PCCR DO MAGISTÉRIO

    Mais um acordo da pauta de reivindicação 2014 é cumprida pelo chefe do Executivo municipal. Desta vez foi a publicação da Comissão de revisão do PCCR ( Plano de Cargos Carreira e remuneração) do magistério. Uma luta do sindicato desde 2011, quando os professores já estavam perdendo em suas remunerações por causa do Piso nacional do professor que não vinha sendo reajustado em SFI conforme Lei Federal. Mesmo a Câmara aprovando os pisos anunciados pelo prefeito na jornada pedagógica, resta fazer a revisão na Lei municipal 305/2009 que disciplina o PCCR. Estamos acompanhando tudo de perto e informaremos a todos os interessados no momento oportuno. Confira abaixo a Portaria publicada.
     Sindicato dos Servidores Trabalhando em defesa de seus filiados e os demais.
    
 FILIE-SE!




quarta-feira, 23 de julho de 2014

CONSELHEIROS DO FUNDEB SE REUNIRAM HOJE PARA MAIS UMA PRESTAÇÃO DE CONTAS

  Na última reunião do Conselho o representante dos professores não pode participar por motivo de cumprimento de compromisso no Rio de Janeiro, mas na de hoje se fez presente cumprindo suas atribuições como conselheiro. Não houve nada de extraordinário, apenas ficou consignado na Ata reclamações de falta de material didático nas escolas, onde o colegiado ficou responsável para checá-la através das visitas e certificar as informações. Ficou destacado um comentário informal pelo conselheiro Cirábio Ramos sobre um declínio de receita da verba para menos de R$ 1.700.000,00, visto que já se teve mais de R$ 2.000.000,00 por mês este ano de repasse. A valor do repasse em queda, segundo o conselheiro poderá ser recuperado nos próximos meses, pois a estimativa do recurso é anual e a responsabilidade de cumprir com o mínimo de 60% na remuneração dos professores também é anual.  . Destaca-se  também que houve mais alguns contratos, nada exorbitante na opinião deste conselheiro. Compareceram 06 conselheiros do total de 11, inclusive a ausência da presidente e seu suplente justificada por ofício.
       Quaisquer outras informações este conselheiro se coloca a inteira disposição para tal e disponibiliza seu telefone particular e e-mail para as denúncias, desde que o autor se identifique, ficando resguardado total sigilo quanto ao nome do denunciante.

Tel.: (22) 99944-2978     E-mail: cirabiosramos@yahoo.com.br


sábado, 19 de julho de 2014

SENADOR LINDBERG FARIA VISITA SFI

CIRÁBIO RAMOS APOIA O SENADOR LINDBERG PARA GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E CARLA MACHADO PARA DEPUTADA ESTADUAL

Foto extraída do Blog do Paulo Noel
      Nesta sexta-feria Cirábio Ramos como fundador do PT em São Francisco e fiel ao Partido dos Trabalhadores participou da caminhada na  Avenida principal de SFI com o candidato a governador do Estado Lindberg  e a candidata a Deputada Estadual Carla Machado, juntamente com sua militância e pessoal da imprensa. De acordo com a opinião do presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de São Francisco, o Lindberg é a melhor opção para administrar o Estado do Rio, uma vez que possivelmente teremos também a Dilma como governo nacional também do Partido dos Trabalhadores. Precisamos mudar o gestor para tentar mudar uma política estadual marcada pelos os que por lá passaram. Errar uma vez até é aceitável, mas errar duas ou mais vezes vocês já sabem o que é.
    Em sua entrevista extraída do Blog do Paulo Noel, Lindberg destacou no seu governo prioridade, a educação recuperando o projeto dos CIEPs de Bizola e Darcy, orçamento regionalizado, apoio a Emater e a agricultura familiar.
    Cirábio Ramos é professor e também pequeno produtor rural, além de sindicalista.

Leia na íntegra a entrevista com Lindberg

sábado, 19 de julho de 2014

Começou a campanha em São Francisco de Itabapoana

Candidato Lindberg Farias ao governo do Estado do Rio, é o primeiro a visitar São Francisco.
MATÉRIA EXTRAÍDA DO BLOG DO PAULO NOEL
Depois que começou o período da campanha eleitoral nas ruas e na internet, no dia 6 de julho, o senador Lindberg Faria foi o primeiro candidato ao governo do Estado do Rio de Janeiro a visitar o município sanfranciscano.

O candidato da Frente Popular (PT, PV, PSB e PCdoB) ao Palácio Guanabara, visitou o município de São Francisco de Itabapoana na sexta-feira, 18, e, fez uma caminhada com sua comitiva pela Avenida Vereador Ednites da Silva Viana, no centro da cidade,  cumprimentando e conversando com os eleitores. Ao retornar à Praça de São Francisco de Paula concedeu uma rápida entrevista ao Blog do Paulo Noel.


Entrevista

Blog: Senador Lindberg Farias. O senhor acha que a pesquisa atrapalha? Confia em pesquisa, ou  ignora?

Lindberg Farias: A pesquisa é boa pra mim. Veja bem: o Garotinho e Crivella saíram com 24%, Pezão 14% e eu com 12%. Só que eu não sou muito conhecido e você sabe que isso é o que vale. O Garotinho já foi governador e eu sou o candidato que tem mais condições de crescer, porque hoje só uma parte do eleitorado me conhece. Você é aqui de São Francisco e sabe. Vai perguntar para várias pessoas e tem gente que me conhece, que votou em mim para o Senado. Porém, a maior parte não me conhece.

Blog: O senhor acha que pode reverter este resultado?

Lindberg Farias: Claro. Quando começar o horário eleitoral na televisão, pode escrever o que estou dizendo. Em quinze dias nós estaremos em primeiro lugar. Nós vamos crescer muito.

Blog: No Brasil, centenas de obras inacabadas representam um monumento ao desperdício do dinheiro público. Qual a sua opinião sobre governos eleitos que não dão continuidade as obras de seus antecessores?

Lindberg Farias: Isso é a pior coisa do mundo. Os governantes deveriam ser obrigados a dar continuidade ao que foi iniciado. Você sabe o que tenho falado sempre? Por exemplo: os CIEPS do Brizola que é uma coisa que eu tenho batido, foi uma pena os governos terem interrompidos. O Brizola conseguiu construir com Darcy 503 CIEPS e eu quero voltar com este projeto, o CIEP do século XXI, porque nós temos que cuidar da nossa juventude. Ensino técnico profissionalizante, alta tecnologia isso, para que a nossa juventude consiga ter os bons empregos que serão criados na Região. Você sabe que temos perspectivas mais a frente com o Porto do Açu, que vai andar e vai acontecer, com todos os problemas do Eike Batista. Macaé é outro polo dinâmico em termos de geração de empregos com altos salários, mas a nossa juventude não está sendo preparada para ocupar estes bons empregos. Então eu quero colocar a educação novamente como prioridade na minha política.

Blog: Senador o senhor está em um município eminentemente agrícola, que também explora a pecuária de corte e leiteira e o turismo. Qual a sua mensagem para esta Região?

Lindberg Farias: Olha, eu quero fazer um governo mais perto das cidades. Estou propondo introduzir uma coisa agora, porque veja bem: a reclamação em todo lugar que eu vou é que as pessoas dizem: "Olha Lindberg, o orçamento é  todo  gasto no Rio de Janeiro". Mas, nem é sempre no Rio. É numa parte do Rio de Janeiro na Zona Sul e na Barra da Tijuca. Então, a gente está querendo construir uma coisa diferente: fazer um orçamento por Região. Então na Região Norte, nós vamos ter um orçamento do Estado na Região Norte. Na Região Noroeste, nós vamos ter um orçamento do Estado na Região Noroeste para poder decidir as prioridades com os municípios e com a população de cada lugar. Então, eu acho que essa é uma diferença grande , porque hoje se você fala em governo do Estado você pensa em distância, pensa em um Governo lá no Palácio Guanabara completamente distante dos municípios, completamente distante do interior do Estado do Rio de Janeiro.

Blog: É importante então uma bancada forte que lhe apoie para realizar estas mudanças?

Lindberg: É importante ter uma bancada forte sim. Eu estou aqui com a nossa Carla Machado que vocês sabem foi prefeita de São João da Barra, tem uma grande influência na Região toda porque todo mundo  admira o trabalho que ela fez lá. Eu sei que ela vai ser eleita com uma grande votação e vai ser a deputada ali para batalhar para a Região.

Blog: Senador me permite então fazer uma pergunta a Carla Machado?

Lindberg: Pode fazer.

Blog: Carla, você se sente à vontade aqui nesta terra?

Carla Machado: Com certeza Paulo Noel porque minha origem é daqui, o meu sangue é do sertão, minha mãe foi nascida aqui e eu tive a oportunidade de ser secretária de Educação do município quando ainda São Francisco pertencia a São João da Barra. O povo daqui é um povo irmão de São João da Barra é só atravessar o Rio ali em Gargaú e já está em São João da Barra e a gente recebe todos com muito carinho.

Blog: Senador. Depois que começou a campanha esta é a primeira visita de um candidato ao governo do Estado do Rio a São Francisco de Itabapoana.

Lindberg: Eu espero voltar, porque a gente de fato quer priorizar o interior. Acho uma visão equivocada governar o Estado do Rio para o Rio do cartão postal. Temos que olhar para todas as vocações econômicas, temos que estimular a agropecuária, temos que fortalecer a EMATER, temos que chegar mais perto dos produtores rurais, da agricultura familiar. Então eu quero estar mais perto agora na campanha e como governador também

Blog: Para terminar. Qual a avaliação que o senhor faz da caminhada pela principal Avenida da cidade de São Francisco?

Lindberg: Foi muito boa. Existem as pessoas querendo conhecer, saber as propostas. As pessoas sentem que há um caminho novo. Eu acho que é isso. Há um cansaço na política hoje no Rio de Janeiro, o PMDB e o Garotinho que é candidato também a governador, mais já foi. Acho que vai prevalecer neste momento uma proposta nova, um caminho de uma nova política para o Estado do Rio de Janeiro.

Blog: Obrigado e boa viagem de retorno ao Rio.

Lindberg: Eu que agradeço meu irmão a sua generosidade de estar aqui entrevistando.

Blog: Visitou a cidade, o Blog está aqui para entrevistar, todos os candidatos.  
 FONTE:  Blog do Paulo Noel

sexta-feira, 18 de julho de 2014

REUNIÃO DESMARCADA PELA PROCURADORIA


 NOTA URGENTE


 Ficam todos os interessados ao adicional de insalubridade que a reunião agendada pela procuradoria com o Sindicato para 21 de julho foi desmarcada para uma posterior data a ser marcada.

ASS. Cirábio Ramos

quinta-feira, 17 de julho de 2014

NOVA REPORTAGEM SOBRE EDUCAÇÃO DEFICITÁRIA NO BRASIL


  Como já publicada neste Blog matéria sobre a educação fundamental no Brasil (extraída do Jornal Nacional), mais uma vez voltamos ao assunto, porém matéria colhida desta vez do Bom Dia Brasil sobre a precariedade da alfabetização no país em percentuais alarmantes. Ao assistir a matéria, despertou-me o interesse em divulgá-la, pois me preocupa muito sobre a qualidade deste conhecimento e habilidade adquiridos por nossos alunos em nosso município (SFI). Enquanto Sindicato brigamos e lutamos por melhores remuneração e condições de trabalho para nossos professores, pois estes são os dois pilares que norteiam a luta Sindical, mas agora pergunto aos nossos professores das séries iniciais, após assistirem ao vídeo: "_Vocês estão fazendo jus ao que estão recebendo? O que pretendem e prometem melhorar quando receberem o novo piso? Como está a qualidade da alfabetização dos seus alunos? Você está se sentindo confortada(o) com o nível de ensinagem transmitida aos seus alunos ou reconhecem que precisa melhorar? Será que seus alunos não
estão incluídos nos percentuais da pesquisa da reportagem? Enquanto sindicalista, educador e defensor da minha classe, estou preocupado. Desejaria muito que você professor(a) que está lendo e assistindo está matéria usasse o espaço "comentário" e postasse sua opinião. Ficarei muito agraciado. Assine seu comentário. Este espaço é exclusivo dos servidores de SFI. A interação faz parte também, do enriquecimento cultural através dos noticiários.  Prof. C.Ramos.


ACESSE AO LINK, e curta a reportagem

http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2014/07/apenas-30-dos-alunos-com-8-ou-9-anos-de-idade-sabem-ler-e-escrever.html

terça-feira, 15 de julho de 2014

PROCURADORIA AGENDA REUNIÃO COM O SINDICATO PARA DISCUTIR DIREITO A INSALUBRIDADE

 Foi recebido hoje pelo sindicato Ofício da PGM agendando reunião para dia 21/07 às 14:00h, onde o assunto a ser discutido é o direito do adicional de insalubridade para alguns  servidores que supostamente faz jus. A reunião foi solicitada pelo Sindicato. Estamos por meio deste veículo de comunicação dando ciência as interessados no assunto.
    Confira abaixo foto do Ofício recebido pelo sindicato.
     Sindicato dos servidores, a serviço de seus filiados.

domingo, 13 de julho de 2014

CONFIRA NA ÍNTEGRA A ATA DA REUNIÃO DOS PROFESSORES DO DIA 07/07/2014

APENAS 20 PROFESSORES PRESENTES
       Aos 07(sete) dias do mês de julho de 2014 reuniram-se no Salão Paroquial da Igreja matriz de São Francisco de Paula, centro da cidade de São Francisco de Itabapoana os professores da rede municipal deste município, para na oportunidade discutirem sobre os pisos salariais anunciados pelo prefeito, os percentuais entre classes e níveis no Plano de Cargos do magistério e assuntos gerais. Foi aberta a reunião pelo presidente da Entidade Cirábio Ramos que saudou a todos e em seguida fez as considerações iniciais destacando a importância do novo piso anunciado pelo prefeito no início da carreira do professor, mas o grande perigo que os professores poderão estar expostos ao longo da carreira. Segundo o presidente, os recursos que o município recebe de FUNDEB não serão suficientes para custear todo o enquadramento que já existe e os que se sucederão, caso os percentuais entre classes e níveis permaneçam os que estão em vigor. Como se trata em dados técnicos e matemáticos, o prefeito e a contabilidade da prefeitura não têm como fazer milagre para fechar as contas e não ultrapassar os 54% que é o limite máximo para se gastar com folha de pagamento. Assim sendo, afirmou o presidente, só se espera uma saída, reduzir os percentuais de valorização dos professores graduados e pós- graduados para resolver o fechamento das contas e cumprir o mínimo do piso nacional.  Segundo ainda o presidente, grande massa de professores aplaudiu de bom grado o anúncio do piso, pois naquele momento a primeira impressão é que ficou; o imediatismo falou mais alto. Aguardem para um futuro que não vai demorar muito para aqueles próprios professores que aplaudiram calorosamente perceberem a desvalorização de sua carreira quando tiverem de posse de um diploma de graduação e pós-graduação quando forem solicitar seus enquadramentos. Disse ainda que, a cada janeiro segundo a Lei do piso, teremos um novo piso mínimo nacional para o professor brasileiro e aí ficaremos a mercê de um ato do Executivo, ou seja, começaremos a nova luta para atualização do piso em São Francisco. É só esperar os próximos 06 (seis) meses para comprovar esta afirmação. Após esta explanação o presidente distribuiu uma planilha do Plano de Cargo do magistério com a PROPOSTA do sindicato, onde o piso inicial foi com o valor de R$ 900,00 (novecentos) reais, mas com a permanência de todos os percentuais, onde os professores presentes puderam perceber a vantagem da proposta da Entidade onde a valorização daqueles que se esforçaram para cursar uma faculdade seriam contemplados principalmente no final da carreira. Foram apresentados no telão alguns Artigos da Lei do Fundeb e do piso nacional do professor. O destaque foi exatamente aos Artigos da Lei do Fundeb que determinavam a elaboração do Plano de Cargos como forma de valorização dos professores e a garantia de recursos para o pagamento de remuneração condigna, além do destaque da Lei do Piso que determinava o prazo limite em 31 de dezembro de 2009 para os municípios cumprirem a elaboração ou adequação do Plano de cargo de acordo com a nova Lei. Foi registrada pelo presidente a presença da professora e vereadora Yara Cinthia, onde foi destacado que a elaboração do Plano de Cargo foi feita na gestão da professora enquanto secretária de educação e que naquela ocasião o piso inicial do professor de formação em nível médio foi respeitado e cumprido a risca. A desvalorização veio acontecendo a partir de 2010, pois não foi atualizado conforme os anúncios do governo federal. Franqueada a palavra, a professora Yara afirmou que os professores vão sair perdendo e que os mais prejudicados serão os professores graduados e pós-graduados. Segundo ela a qualidade da educação em São Francisco no futuro poderá ser prejudicada, pois os professores não mais se sentirão estimulados a cursarem uma faculdade e se limitarão à formação inicial. Foi perguntado a ela se na condição de vereadora não poderia fazer alguma coisa para garantir os percentuais entre as classes e níveis? Respondendo, ela afirmou que seria apenas uma bandeira levantada e que não podia responder pelos os demais vereadores. Tomando a palavra, o presidente destacou que não consegue compreender o que passa pala cabeça dos professores quando se trata da necessidade de lutar pelos seus direitos e por melhores condições de trabalho. Destacou a grande carga de responsabilidade que carrega sobre as costas por defender sozinho com mais dois diretores que atuam para resolver problemas coletivos. Destacou que mesmo dando o melhor de si ainda é criticado como um Sindicato que não faz nada. Disse ainda, que enquanto os professores de São Francisco não acordarem para luta, vão ter que se contentarem com aquilo que os gestores quiserem dá. Fica consignado nesta a presença de apenas 20 (vinte) professores presentes. Foram convocados mais de 600 (seiscentos). Ao final não havendo mais perguntas e nem questionamentos, o presidente afirmou que todos serão avisados e convocados para a sessão na Câmara que irá aprovar os novos pisos e tabela do enquadramento. O presidente afirmou que se sente tranqüilo por ter o dever cumprido como sindicalista e lutador classista. Se seus colegas de profissão não participam das lutas e nem das reuniões, não é por falta de convocação e nem de aviso. Ao final agradeceu a presença de todos e encerrou a reunião. Eu Rosemeri Guimarães da Silva secretária designada para esta, lavrei e secretariei a presente que, após lida e aprovada segue assinada por mim, o presidente e pelo menos mais três da lista de presença.

quinta-feira, 10 de julho de 2014

APÓS ORIENTAÇÃO DA DELEGACIA REGIONAL DO TRABALHO, SINDICATO OFICIA PROCURADORIA

  O direito ao adicional de insalubridade é um benefício que o(a) trabalhador (a) que labora em ambiente insalubre e por período prolongado faz jus, desdee seu grau insalubre. A perícia por sua vez é feita por engenheiro do trabalho ou médico do trabalho, segundo a NR-15 ( Norma Regulamentadora 15 do MTE), mas há um desencontro desta norma com a Lei municipal de SFI de nº 217/2006 que determina que a perícia deve ser feita por empresa ou médico e engenheiro do trabalho credenciados pelo Ministério do Trabalho. Este desencontro das determinações entre a (NR-15 & a  Lei municipal) tem penalizado nossos filiados que formalizaram o pedido, pois o município alega que não tem o engenheiro do trabalho para fazer a perícia. Este desentendimento levou o Sindicato a recorrer à DRT (Delegacia Regional do Trabalho) para pedir orientação ( foto do ofício anexo) necessária para agir. Uma vez atendido, a DRT orientou o Sindicato que este oficiasse a procuradoria e aos responsáveis competentes para chegar em um acordo por meio do diálogo para resolver a questão. Uma vez não resolvido, o próximo passo é uma denúncia no MP (Ministério Publico).
      Confira abaixo as fotos dos ofícios solicitando a reunião com a PGM, SMA, MÉDICA DO TRABALHO E TÉCNICO DO TRABALHO do município.
      Uma vez agendada a reunião, publicaremos aqui.







Mais um ano...parabéns!

http://siteevangelico.com/imagens/mensagens-mensagens-de-feliz-aniversario-evangelicas-159719.gif





Aline Dutra Ribeiro Fernandes – 07/07
Vivian Aparecida Nogueira Trissai – 07/07
Valdecira Mendes Ferreira – 07/07
Cintia dos Santos Moreira – 08/07
Silvia Machado da Silva – 08/07
Maria das Dores Ferreira de Assis – 08/07
Ceilma Leandro de Araujo – 08/07
Katiane Moreira Monteiro – 09/07
Mário Luiz Júnior Ribeiro Dutra – 10/07
Alcimea de Freitas da Conceição – 10/07
Chimene da Silva Gomes – 12/07
Isaac Ribeiro de Melo – 13/07
Catia Beatris Chagas Gandra – 13/07

terça-feira, 8 de julho de 2014

LEIA NA ÍNTEGRA A ATA DA REUNIÃO DOS AUXILIARES DE SERVIÇOS ESCOLARES



Aos 05 (cinco) dias do mês de julho de 2014 reuniram-se em Assembleia Extraordinária  no Salão Paroquial da Igreja Matriz de São Francisco de Paula centro da cidade de São Francisco de Itabapoana-RJ os servidores auxiliares de serviços escolares . Foi aberta a reunião pelo Presidente do Sindicato Cirábio Ramos que saudou a todos e declarou instalada a mesma. Em seguida compôs a mesa convidando a apoio escolar Marta Cordeiro para secretariar e lavrar a ata bem como o conselheiro fiscal Eugênio Mendes. Fez o registro da presença da conselheira fiscal Carla Fabiane, a Vice presidente Vanessa Parreiras e o tesoureiro Amaury Rodrigues, além da presença do membro diretor Ubiratan Mendes. Dando continuidade foi feita uma exposição de slides destacando a importância do apoio escolar no funcionamento das unidades escolares e também a sua interferência direta no ato do educar. Destacou que é um profissional que deve ser respeitado por todos os professores, gestores escolares e governos e ter seu reconhecimento na qualidade de verdadeiros educadores, portanto merecedores de valorização e remuneração condigna. Após apresentação e as considerações preliminares o presidente destacou o principal motivo da convocação da referida categoria, qual seja, a tomada de conhecimento da publicação no DIÁRIO OFICIAL do município da COMISSÃO  de elaboração do Plano de Cargos geral de todos os servidores municipais da Prefeitura, composta de integrantes da Procuradoria Geral do Município, da secretaria de administração e sindicato. Foram apresentados os nomes de Vanessa Parreiras da Silva e Rodrigo Pantaleão  como representantes do Sindicato, Dra Hélen da Procuradoria, Márcia Suely Barreto N. Moço e Maria da  Penha Rogério de Oliveira da Secretaria de Administração. Em seguida foi comentado que o referido Plano é a esperança de valorização da categoria de apoio escolar. Foi feito um destaque pelo presidente de um comportamento inadequado por parte de cerca de dez apoios escolares que amassaram o papel da convocação e atiraram no chão no dia da jornada pedagógica, fato que também aconteceu com três professores; um ato exatamente contrário ao comportamento de quem deveria ser educador, mesmo tendo saídos de um evento onde ouviram e assistiram maravilhosas palestras com profissionais doutores em educação.  Dando continuidade o presidente destacou a revolta de um servidor da escola de Gargaú que desabafou com o presidente do sindicato dizendo que a Entidade só defende professores e que o prefeito só atende estes profissionais, e acrescentou: _ por que só os professores foram atendidos pelo prefeito? Comentou o referido apoio escolar. Neste memento o presidente do sindicato respondeu para o apoio escolar revoltado que, o prefeito estava cumprindo a determinação da Lei, e não uma boa vontade de valorizar o professor. De acordo ainda com a explanação do presidente, este apoio escolar perguntou se não existia Lei que beneficiava os apoios escolares? Onde foi respondido que existia sim, mas que dependia da participação dele nas reuniões para tomar conhecimento delas ou pelo menos participar da vida do sindicato para se inteirar das mesmas. Fica consignado nesta que mesmo sendo convocado, tal apoio revoltado de Gargaú, não se encontrou presente na Assembleia.  Neste momento foi registrada a presença do presidente da Federação dos Sindicados dos servidores públicos Municipais do Estado do Rio de Janeiro FESEP-RJ, Sr. Leilson Gomes Rangel, que em seguida saudou a todos e fez suas considerações iniciais.  Exposto na tela um slide mostrando os benefícios conquistados pelo sindicato a favor dos apoios escolares,  o presidente fez questão de destacar as calúnias e críticas infundadas que alguns apoios vem fazendo contra o sindicato, dizendo que a Entidade não fez nada ou não faz nada e pede exatamente ao Leilson que faça uma alusão ao décimo quarto salário que é uma Lei municipal de 1999 resultado de um pedido seu ao então prefeito Barbosa Lemos que o implantou no primeiro município do Brasil, (São Francisco de Itabapoana). Com muita ênfase o presidente explanou a respeito e destacou a coragem do presidente do SSEPSFI Cirábio Ramos ter assumido a luta pela fundação do Sindicato e ser uma das Entidades com mais estrutura organizacional do Estado do Rio de Janeiro. Tomando a palavra Cirábio destacou os demais benefícios conquistados como: licença prêmio, qüinqüênio em triênio, vale alimentação, gratificação por tempo de serviço e o próprio concurso homologado e os aprovados empossados. Neste momento o apoio escolar Antônio da Escola Moranguinho pergunta se eles vão receber tal gratificação de R$ 80,00 reais com três anos de serviços? Sendo respondido que sim, pois é um compromisso moral assumido pelo saudoso prefeito Pedro Cherene desde 2002 de não ser retirado até se criar o Plano de cargo. Dando continuidade, o presidente perguntou para os presentes se eles sabiam o que é um Plano de Cargo? O que este instrumento de Lei impacta na vida profissional de um servidor público? Onde pairou no ar muitas dúvidas. Então, o presidente pediu aos presentes que lesse na apostila que eles receberam, o Art. 39 da Constituição do Brasil que garante aos servidores públicos do país o Plano de Cargo e em seguida pediu que lesse na Lei do Fundeb o Art. 2º que garante recurso para valorização e remuneração condigna dos trabalhadores em educação e não somente os professores. A partir desse momento foi aberta a oportunidade para que os presentes perguntassem o que quisessem sobre Plano de Cargos. O primeiro questionamento foi no sentido de quando seria implantado e de quem dependeria? Sendo respondido que prazo não se sabia, pois dependeria exclusivamente de vontade política do prefeito. Neste momento o presidente destacou que o Plano dos professores levou 09(nove) anos para ser criado contado da fundação do Sindicato, e só foi criado por exigência de Lei Federal com prazo determinado. Muitos questionamentos surgiram neste momento, pois os apoios se sentiram desprivilegiados por não existir ainda uma data para tal. Tomando a palavra Leilson Rangel comenta que muitos Artigos da Constituição depende de regulamentação pelos deputados federais e senadores para caírem em exigências de cumprimento, o neste momento ele pede aos presentes que escolha bem em quem vão votar para estes cargos e que negociem com eles o voto em troca de aprovação das Leis que regulamente as leis de interesse dos servidores públicos. Dando continuidade o presidente expõe na tela o modelo do Plano de Cargo dos Professores para servir de base para explicar para os apoios a valorização do profissional de carreira considerando a escala vertical (tempo de serviço) e a escala horizontal (escolaridade). Neste momento um apoio já perto da aposentadoria pergunta: como fica minha situação se já estou perto de aposentar? Respondendo o presidente explica: “ a senhora vai ser valorizada pelo tempo de serviços enquanto não se aposentar" e lamenta profundamente pelos prefeitos anteriores não terem criado o plano, mas para quem está começando a carreira será uma grande esperança de valorização. Ainda continuando o questionamento, foi perguntado pelo Antônio se não poderia acionar na justiça, o que foi respondido por Leilson que, através da pressão política terá mais resultado, pois nenhum gestor público gosta de servidores revoltados sujeitos a manifestações. Uma servidora pergunta pressionar de que forma? É respondido que primeiro passo é a categoria participar com maior número possível nas reuniões para se tornarem fortes, organizados e planejar as manifestações e paralisações e depois partir para ação. Destaca ainda que com um número pequeno de participantes o sindicato fica fraco e aí a pressão não acontece. E perguntou: “ vocês já pensaram o que pode acontecer nas escolas e creches se todos os apoios escolares resolverem a fazer greve, mesmo sem a participação dos professores? É exatamente o que chamamos de pressão política, e acrescenta: “a força está nas mãos de vocês, acordem!”. Encerrando esse assunto foi aberto o momento para o destaque dos assuntos gerais referentes aos desejos dos presentes. Foram destacados: “sábado letivo, readaptação por iniciativa de diretor de escola, estágio probatório, escolha no início do ano da função laboral na escola e creche, substituição de professor por apoio escolar em creche, vale transporte e assinatura do livro de ponto, além do caso dos atestados”. Após os destaques dos assuntos, os mesmo foram debatidos um a um iniciando pelo sábado letivo que foi exatamente o questionamento da Gelza, onde a mesma perguntou: somos obrigadas a cumprir? O presidente explicou destacando algo que todos já sabem, mas que insistem em não aceitar, então ele destacou duas opções para os apoios escolherem a melhor. Primeira: vocês não são obrigadas a trabalhar mais de 40 horas semanais, mas são obrigadas a cumprir no mínimo 200 letivos constantes do calendário escolar. Caso vocês estejam dispostos a comprar uma briga e irem para justiça requerer a falta do sábado que vocês levaram, o sindicato vai dar todo apoio jurídico, mas fiquem sabendo que, uma ação desta provocará outra reação por parte dos gestores municipais que será a perseguição do apoio em seu posto do trabalho. Será que vale apena?  Essa é a primeira opção. A segunda opção são os apoios reconhecerem que apenas trabalham 04(quatro) sábado no ano, mas ganham alguns dias de recesso no meio do ano, no final do ano e ainda gozam de alguns dias de ponto facultativo após sequência de feriado, Ou seja, vocês fazem questão de quatro dias no ano, mais ganham mais de dez do governo. Será que vale apena escolher a primeira opção? Ou é melhor buscar um acordo de cavalheiro com o diretor da escola? Ouve muitos debates sobre o assunto, onde desencadeou ou problemas de gestão, principalmente da escola de Sossego, onde para encerrar o presidente sugeriu que fossem formuladas denúncias assinadas e encaminhadas ao sindicato para ser tomadas as providências. Passando para a tal “readaptação” feita pela diretora, algo afirmado por apoio de Sossego e que segundo o presidente é o maior absurdo possível, visto que readaptação é feita por determinação médica acompanhada de laudo e cabe ao diretor escolar providenciar a adequação deste servidor a uma atividade laboral condizente com suas limitações. Sobre estágio probatório; após perguntas a respeito, foi explicado que o mesmo é um período de três anos onde o servidor empossado após concurso passa por observação diariamente por seu chefe imediato onde é feito relatório sobre o seu exercício profissional anotando fatos relevantes, para ao final de três anos passar por uma avaliação com nota mínima 7,0 para aprovação de sua estabilidade. Os quesitos considerados são; assiduidade, pontualidade, capacidade de iniciativa, produtividade, capacidade relacional afetiva, entre outros. Nenhum servidor pode ser penalizado por falta justificada, participação em sindicato, ou outro episódio inédito, pois todo servidor tem direito a ampla defesa acompanhado pelo seu sindicato nos processos disciplinares administrativos. Não aceite ameaças de diretor de escola ou outros, pois estes ditos gestores poderão incorrer em assédio moral e serem penalizados por isso. Basta registrar esses casos e precaver entre os colegas para um ser testemunha um do outro procurando o sindicato para denunciar. Outro assunto, escolha da função laboral no início do ano, sobre esse assunto o presidente explicou que fica a critério da secretária de educação estabelecer uma regra por meio de uma resolução ou portaria, pois ela tem discricionariedade para isso. É comum levar-se em consideração o direito de escolher primeiro os mais velhos na escola, depois os que chegaram primeiro com o memorando, mas pode ser que exista um acordo entre os apoios e o diretor e chegarem em um acordo agradável a todos. Sobre substituição do professor por apoio escolar em creche, é algo a ser analisado com muito carinho, pois é coisa de muita responsabilidade, pois está se tratando de indivíduos pequenos indefesos, e somente professores têm conhecimentos pedagógicos para tal. Deve ser avaliado em quais circunstâncias isso acontece, em qual ocasião, freqüência, porquê; para depois se ter um raio X do problema. Sobre o vale transporte, o presidente explicou que o projeto se encontra nas mãos do prefeito e dos vereadores e o mesmo foi elaborado pelo sindicato com base em coleta de informação dos servidores que aderiu a campanha. Cabe agora esperar a atitude do prefeito, caso ele não tome nenhuma iniciativa, na hora certa os servidores serão convocados para decidirem o que fazer. Uma medida judicial não está descartada, porém para o momento certo. Quanto a assinatura de livro de ponto, mais um problema apontado pelos apoios escolares de sossego, o presidente explicou que o mesmo deve ficar sobre uma mesa na secretaria em lugar de fácil acesso a todos com uma caneta para assinatura de chegada e saída. Todos devem ser orientados pelo diretor em ser colocado o verdadeiro horário de entrada e saída. Devem constar as faltas justificadas e abonadas, desde com o atestado médico ou justificativa de algum Órgão oficial. A assinatura impreterivelmente deverá ser anotada todos os dias. Nada impede do gestor escolar monitorá-lo ou alguém designado por ele, isso é normal, nada de absurdo. E por último o assunto sobre os atestados médicos, o presidente destacou que existe um acordo verbal entre sindicato – procuradoria – médica do trabalho no que se refere a “ atestado de um dia não há necessidade de passar por perícia”, mas ainda existem algumas escolas que está seguindo o rigor da resolução. Quanto a esta questão o sindicato providenciará junto à procuradoria solucionar este problema. Ao final o presidente deu sua palavra em nome dos demais diretores que a partir desta data as atenções estarão voltadas prioritariamente para os apoios escolares e os demais trabalhadores da prefeitura e não mais prioritariamente aos professores, uma vez que estes serão beneficiados pelo anúncio do prefeito. Outro destaque é que a partir de setembro o sindicato estará disponibilizando cortes de cabelo para os homens e manicure para as mulheres e mais algumas consultas integrais para os servidores.  Caminhando para o fim o presidente destacou que a luta pelo plano de cargo será grande e que precisa de todos engajados, e perguntou aos presentes: _ Podemos contar com a presença de vocês na Câmara, prefeitura, ou em qualquer luta? A resposta foi unanimidade dizendo que sim. Então o presidente disse que todos serão convocados por telefone. E Finalizando foi anunciado que a terraplanagem do terreno do sindicato já se encontra feita para o início das obras a partir de segunda-feira (07/0/14). Nada mais a tratar a reunião foi encerrada. Eu Marta Cordeiro da Silva secretariei e lavrei a presente, que após lida, achada conforme e aprovada segue assinada por mim o presidente e pelo menos mais cinco da lista de presença.

ASSEMBLEIA DOS APOIOS ESCOLARES SUPERA A DOS PROFESSORES EM NÚMERO DE PARTICIPANTES

       Um fato surpreendente que deixou-nos sem uma explicação plausível foi a ausência da grande massa de professores numa reunião tão importante, na qual discutimos pormenorizadamente com o respeitado pequeno grupo de companheiras  professoras os assuntos pertinentes ao novo piso anunciado pelo prefeito e a inclusão do mesmo no Plano de Cargo. Contamos com a presença da professora e vereadora Yara Cinthia que participou ativamente dos debates e se colocou a disposição do sindicato e dos professores no que lhe for cabível enquanto parlamentar, mas fez uma ressalva:" na câmara sou apenas uma voz, tenho apenas meu voto, não cabe a mim responder pelos demais Edis; sem a participação dos professores unidos fica impossível a própria categoria mostrar a força que tem, deveriam ser os formadores de opinião, mas de forma coletiva para se transformarem em verdadeiros imbatíveis e acima de tudo impor respeito no seu setor de trabalho e ao próprio governo". De acordo  com o presidente da Entidade sindical Cirábio Ramos, a ausência dos professores deixa uma incógnita na hora de se tirar uma conclusão do porquê da categoria não ter comparecido. Apenas 20 professores compareceram, 3% do seu universo, uma demonstração de falta de interesse por aquilo que é de seu direito e que parte destes poderá ter uma desagradável surpresa, após votação na Câmara. Por outro lado, destaca-se que foi muito importante o aproveitamento da reunião, pois os presentes tiveram a oportunidades de tirar as dúvidas necessárias sobre a Lei do Fundeb, Lei do Piso e a Lei do Plano de Cargo.
       Por outro lado, a reunião com os auxiliares de apoio escolares foi um sucesso. Pontos polêmicos como gestão de diretores de escola, Plano de cargos, estágio probatório entre outros foram esclarecidos. Os presentes foram verdadeiros exemplos de participação coletiva. Estiveram presentes 52 apoios escolares, cerca de 10% de seu universo. Parabéns apoios escolares. Reconhecemos vocês como verdadeiros agentes educadores, portanto merecedores de todo nosso respeito e dignos de serem valorizados. Confira abaixo as fotos dos apoios escolares na reunião e a dos professores.
       Na próxima página publicaremos na íntegra a ata da reunião dos apoios escolares.
     E em breve a dos professores.
REUNIÃO COM OS APOIOS ESCOLARES
REUNIÃO COM OS APOIOS ESCOLARES
REUNIÃO COM OS APOIOS ESCOLARES
   

REUNIÃO COM OS APOIOS ESCOLARES

REUNIÃO COM OS PROFESSORES
REUNIÃO COM OS PROFESSORES